O Figurino de "O Ladrão de Casaca" (To Catch a Thief)

O Figurino de "O Ladrão de Casaca" (To Catch a Thief)

No último domingo, por acaso, zapeando pelos canais da NET, acabei dando de cara com um filme super antigo, que eu nunca havia assistido: “O Ladrão de Casaca”.
A história não é nada demais, embora seja obra do mestre Hitchcok, mas o filme vale a pena pelas locações: Riviera Francesa; e pelo figurino usado por Grace Kelly.

Pesquisando na web acabei descobrindo que a obra recebeu o Oscar de melhor Fotografia e foi indicado ao prêmio de melhor figurino, de autoria de Edith Head.

É incrível como um filme tão antigo pode ter um figurino tão contemporâneo.

Edith Head foi a figurinista mais premiada da história de Hollywood. Trabalhou em mais de 1.000 longa-metragens, recebeu 35 indicações ao Oscar, dos quais levou 8 prêmios.
Segundo dizem, trabalhava na Paramount durante 15h por dia, 6 dias por semana, onde ficou até 1967. Ela queria ser insubstituível. Após ser demitida, foi trabalhar na Universal Studios onde permaneceu até a sua morte, em 1983.
Os vestidos do filme “O Ladrão de Casaca” são um capítulo à parte: bustos drapeados e saias esvoaçantes eram as principais características. Os decotes variavam, podendo ser tomara-que-caia, de alças finas e um ombro só, mas quase sempre deixando os ombros expostos.
O vestido branco, que aparece em várias imagens de divulgação do filme, fez fama. O corte elegante e a leveza do tecidos conferem um ar atemporal à peça, que poderia perfeitamente ser usada nos dias de hoje.
cary-grant-grace-kelly-in-to-catch-a-thief O vestido branco drapeado que até hoje faz sucesso tem o corpo drapeado, cintura drapeada a saia fluida.
Já o vestido cinza e azul, também lindo, era usado com uma espécie de echarpe do mesmo tecido, que em vários momentos era colocada sobre um dos ombros, fazendo parecer que vestido de alças finas tinha uma única alça larga.
A genialidade de Edith Head consistia não apenas em criar as peças (frequentemente usava roupas de outros estilistas) mas também em escolher o figurino mais adequado à obra à qual estava se dedicando.
As fotos abaixo mostram outras produções usadas pela linda Grace Kelly no filme.

O trabalho de Edith Head, falecida na década de 80, ficou marcado na história de Hollywood.

Recentemente, a figurinista serviu de inspiração para a criação da personagem Edna Mode, do filme Os Incríveis.
Edith Head e Edna Mode
Se você ficou curiosa para conhecer o trabalho desta artista, procure um dos mais de 1000 filmes em que trabalhou, ou um dos livros que escreveu, tais como  “How to Dress fo Success” e “The Dress Doctor”, que trazem dicas de estilo atemporais.
O filme o Ladrão de Casaca deve passar novamente na NET, mas você também pode encontrá-lo em locadoras ou na internet.

Escolha uma de suas obras e delicie-se com imagens belas e um figurino de muito bom gosto.

Próximo post:
Post anterior:
Escrito por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *