Jane Birkin – Ícone Fashion

Embora toda a mulher que se interesse por moda da atualidade deseje loucamente uma bolsa Birkin (se não a tiver), nem todas conhecem a história da pessoa que inspirou a peça.

Como o próprio nome já diz, a bolsa foi criada para a atriz e cantora Jane Birkin.

Tão bonita e talentosa quanto polêmica, Jane foi casada três vezes, o que era muito para os padrões da época. Símbolo da libertação sexual de uma geração, mostrava-se a vontade com seu corpo, deixando-se fotografar nua para as capas de seus discos e fazendo cenas de nudez em seus filmes.

Gravou 17 discos e atuou em dezenas de filmes.

Com seu segundo marido, Serge Gainsbourg, gravou a música Je T’aime … Moi non Plus, considerado um escândalo e proibido em vários países devido ao apelo sexual.

Um olhar mais detido em suas fotos revelam que o estilo sexy e despretensioso de Jane Birkin era absolutamente atemporal e suas produções poderiam circular facilmente pelo atual cenário da moda.
Como se vê nas fotos acima, Jane costumava circular por aí carregando cestas no lugar de bolsas. Em 1984 a cantora/atriz sentou-se ao lado de um dos criadores da Hermés, Jean Louis Dumas, em um vôo e ele a questionou sobre o porquê do hábito. Sua resposta ocasionou a criação da bolsa mais desejada do momento: a falta de espaço das bolsas disponíveis na época.
Jane Birkin não só ganhou uma bolsa criada para atender suas necessidades, como emprestou seu nome para a criação, que segue sendo um dos itens mais cobiçados do mundo da moda.
Apesar de ainda ser cantora, JB já não tem o espaço na mídia que tinha nas décadas de 60 e 70. Suas aparições são menos freqüentes assim como suas fotos.
Jane é mãe da também cantora e atriz Charlotte Gainsbourg, de Kate Berry  e de Lou Doillon, que apesar de não serem tão bonitas quanto ela foi, herdaram o estilo low-profile e chique.
Paris Match                                                              La redoute
Próximo post:
Post anterior:
Escrito por
2 comentários
  1. Anonymous at 16:28

    Finalmente alguem contou a historinha da Birkin, nao vi em nenhum outro blog… depois que ganhei a minha pensei em postar… mas acabei deletanto o blog e nao rolou.
    Vou linkar esse post no twiiter
    bj

    Viviane M.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *