As Rendas estão voltando

Quem acompanha os sites sobre os red carpets que acontecem around the world, já deve estar percebendo que no próximo inverno, a renda promete fazer o seu retorno triunfal.

Isto porque, não basta as grandes marcas mostrarem determinada tendência nos seus desfiles, se estas tendências não descerem das passarelas e entrarem na vida real. No caso das rendas, elas já invadiram os eventos mais elegantes do planeta e estão chegando aos nossos closets.
Lembra que falei sobre as meia-calças rendadas? Este foi o primeiro sinal do retorno.

Há algumas estações, o tecido nobre vem sendo presença constante nos principais desfiles internacionais.

As rendas foram uma das apostas da dupla Dolce & Gabbana para a primavera 2010. Suas peças logo ganharam as ruas, ou melhor, os red carpets.
Muitas outras grifes apostaram na mesma tendência.
Chanel, em clima campestre, trouxe o tecido, principalmente, em tons claros, sugerindo ingenuidade e delicadeza.
Christian Dior aplicou rendas nos vestidos de festa, misturando-as com lamê e chiffon.
Valentino investiu nos tons de nude e criou uma coleção romântica e apaixonante!
 Stella McCartney mostrou que a renda pode passear tanto por festas chiques, quanto pelo dia-a-dia das mulheres, bastando para isso que seja harmonizada com tecidos menos nobres, peças boyfriend ou oversized.
 
A coleção Resort 2010 de Stella McCartney é uma das mais vistas nos eventos e premiéres internacionais.
 
Andrew Gn fez o que para mim foi uma das melhores coleções da temporada Spring 2010. Extremamente Girlie e totalmente usável. Há quem tenha achado comercial demais, mas eu AMEI. Adoro a mistura da renda delicada e fina com as meias arrastão.
A coleção de Erden também está entre as minhas preferidas. Seus cocktails dresses poderiam descer da passarela direto para o guarda-roupas de qualquer it girl.

House of Holland: visual moderninho para o tecido clássico. Neons, transparências e modelagem de t-shirts dão um ar fresh ao material tradicional.
Embora várias grifes proponham rendas coloridas, brancas ou sobre forros de cores vibrantes, a maioria das celebs ainda opta por outfits em preto.
Poucas se arriscam em tons que variam do branco ao vermelho.
A renda, apesar de ser um material clássico e elegante, permite diversas formas de produção:
  • Sobre a pele ou sobre forros nude, fica sexy e ousada, mas exige cuidado já que pode ultrapassar a linha do elegante com facilidade.
  • Já sobre tecidos coloridos, quebra a sobriedade e confere um ar jovem ao outfit.

  • Pode ser usada no dia-a-dia, se misturada a materiais como linhos, jeans e até couro, como fizeram alguns estilistas;

  • Para um visual clássico, chique e sem riscos, a renda preta harmoniza-se com o branco.
Certamente você tem alguma peça de renda no seu closet. Se não tiver, vasculhe o guarda-roupa da sua mãe ou avó, quanto mais antigo o tecido, mas bonito deverá ser.
Analise suas opções e monte suas produções. Considere trocar o forro ou aplicar sobras de rendas já usadas em peças novas, inclusive no jeans. Sobreponha cintos de couro ou verniz. Experimente com meia-calça grossa e sandálias pesadas.
A renda oferece inúmeras possibilidade, basta ser criativa.
Próximo post:
Post anterior:
Escrito por
4 comentários
  1. Too Fast Fashion at 18:07

    Tudo vai depender da peça de renda que você escolher e da situação em que ela será usada.
    Para o dia a dia não há muitas restrições, você pode acrescentar cintos e bolsas de couro, camisa jeans, bijouterias variadas etc.

    Já para um casamento, por exemplo, opte por bolsa e sapato lisos (em tecidos como o cetim) para não “competir” com a renda. Lembre-se que uma bolsa bordada pode puxar fios do vestido de renda. Brincos e colares podem ser em pérolas ou brilhantes/strass, desde que em harmonia com o estilo da peça.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  2. Too Fast Fashion at 19:27

    Pode usar com ankle boot sim! Fica lindo o contraste da delicadeza da renda com o sapato pesado. Quanto à meia fina, você terá que experimentar para ver se não fica estranha com a ankle.
    Mas atenção: se for um evento formal, como casamento ou formatura, aconselho trocar a akle boot por um sapato mais delicado.
    Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *