Punta Verano 2010

Punta del Este recebe todos os anos milhares de brasileiros, argentinos e outros estrangeiros que correm para lá para aproveitar os dias de verão.

Uma das coisas legais é que apesar de ser uma praia, Punta tem várias “atrações” típicas de cidades grandes, como restaurantes modernos, hotéis butique, bares e lojas.
É um daquele lugares que você vai para descansar/curtir, mas pode se jogar na sessão consumo.
Isto porque a cidade possui uma enorme variedade de lojas, com opções para todos os estilos e budgets.

A Barra concentra lojas mais novas e modernas, por ser o local de maior circulação de jovens consumidores da cidade. Alguns estilistas iniciantes arriscam suas primeiras vendas em pequenas “tiendas” da região, que geralmente só ficam abertas durante a temporada de verão. Mas o maior número de pontos comerciais ainda está nos arredores da Avenida Gorlero.

A mistura de nacionalidades dos veranistas de Punta é um terreno fértil para o surgimento de modas e tendências que costumam transpor as fronteiras do balneário uruguaio. Nas praias do sul do Brasil, é comum vermos meninas usando peças ou produções que vistas antes em Punta.

Observar o Street Style da cidade é um dos meus programas preferidos. As uruguaias e argentinas costumam ser cheias de estilo. Quase sempre desfilam por aí muuuito bronzeadas (elas são usuárias de auto-bronzeadores e prolongadores de bronzeado há muito mais tempo que nós brasileiras, além de se jogarem no sol sem piedade da própria cutis) e muito magras.

Apartir da minha observação do que está sendo usado nas ruas (e areias), selecionei alguns dos hits do verão 2010 em Punta.

Bolsa de Praia ( e de Cidade, claro): Goyard 
Depois que Carol Dieckmann foi fotografada na areia usando sua inseparável Goyard, a bolsa virou febre em todos os ambientes entre as brasileiras. Neste caso, pode-se dizer que a tendência nasceu quase simultaneamente no Brasil e no Uruguai.

Óculos da estação: este item pode ser sub-dividido da seguinte forma:
    Turma dos 20’s: óculos coloridos ( Rayban, Carrera, etc.)
    Turma dos 30’s: modelos grandes (Tom Ford e outros)
    All Ages: Ray Ban Clássico.

Penteado: entre as brasileiras não há uma uniformidades. Já entre uruguaias e argentinas, o coque alto e bagunçado domina as madeixas. Prático, serve para espantar o calor, proteger os fios do vento ou disfarçar um bad hair day. Confere um ar despojado e moderno a qualquer visual.

Carro do Verão (do Outono, do Inverno, da Primavera, …): Mini Cooper. De todas as nacionalidades, é, sem dúvida, o most wanted da estação. O estilo elegante e moderninho fazem dele a cara de Punta.

Manias que transcendem estações:
Calças Saruel Explicando: muuuuitas estações antes das calças saruel invadirem as passarelas, vitrines e ruas brasileiras, uruguaias e argentinas desfilavam o modelo por Punta. Quase sempre feitas em malha, com gancho bem caído e tornozelos ajustados, dão um ar casual às produções e são usadas, até mesmo, sobre o biquini.
Sandálias Gladiadoras: em Punta, são usadas em qualquer situação. Sempre rasteiras (não é muito comum vermos uruguaias usando saltos no dia-a-dia) vão da praia à balada e até alguns meninos mais ousados usam. Dividem a cena com as nossas Havaianas.

Head Bands ou Faixas de Cabelo: na verdade essa categoria abrange faixas, lenços e até echarpes usadas na cabeça. Para proteger as madeixas da maresia e de vento que sopra nas praias de Punta, usar estes acessórios no cabelo é mania há muito tempo no balneário.
Essa mistura de estilos, de nacionalidades e de lojas de todo o tipo é que fazem o charme de Punta Del Este.
Se você está de viagem marcada para lá, ligue suas antenas, pois a cidade é lançadora de tendências e oferece um excelente exercício de observação. Absorva tudo o que puder, pois conhecimento de estilo nunca é demais.
Próximo post:
Post anterior:
Escrito por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *